segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Agente de viagens


Agente de viagens é aquele que exerce funções nas agências de viagens, tendo a seu cargo atividades como, prestar informações sobre viagens, roteiros turísticos, excursões turísticas e demais esclarecimentos pertinentes, comercializando esses serviços, efetuando reservas para viagens e emitindo a respectiva documentação, inclusive para excursões, hoteis, rent-a-cars e outros itens.
O Dia do Agente de Viagens é comemorado, em todo o Brasil, no dia 22 de abril (fonte: Associação Brasileira de Agências de Viagens.Agências de viagens trabalham com fornecedores. Ou seja, a agência de viagens em 99,9% das vezes não são donas do avião, nem do hotel, nem do ônibus ou dos serviços de receptivos prestados no Brasil e no exterior. O grande aliado das agências de viagens são os operadores. A agência de viagens faz as solicitações do serviço que o cliente quer e o operador faz as reservas e emite o voucher, documento que comprova a validade de determinado serviço turístico, para determinada pessoas e período de validade. O diferencial do operador é que ele por concentrar diversas vendas de diversas agências em um só lugar, logo ele tem melhores condições de negociação de tarifas com os mais diversificados produtos turísticos comohotéis, resorts, aéreo , seguro viagem etc. Tarifas essas que  muitas vezes o cliente não consegue comprando na internet de forma isolada.
Mas como nós profissionais devemos escolher os nossos fornecedores? O que é relevante na hora de firmar uma parceria?
Hoje para cada 1 agência de viagens existem em média 10 operadores. Ou seja, pessoas que visitam quase todos os dias a sua agência de viagens em busca de parceria na emissão de produtos turísticos. A grande maioria oferece incentivos ao agente de viagens. Esses incentivos podem ser em dinheiro, ou ofertas de viagens quase que gratuitas no Brasil e no mundo em famturs ( viagens de familiarização do turismo ). Muitos operadores oferecem cartões magnéticos de pontuação onde a cada venda que o agente fizer ganha pontos ou incentivos em dinheiro de acordo com o valor da venda. Outros operadores trabalham com sistema de metas e depositam o dinheiro diretamente na conta do agente de viagens. Enfim, são incentivos e mais incentivos que enchem os olhos dos vendedores, os quais sonham com uma graninha extra no final do mês.
Mas será que essa é a forma correta de selecionarmos os fornecedores e parceiros que atenderão os nossos clientes? Não preciso nem responder não é?
Digamos que em um belo dia de domingo, onde você agente de viagens que só quer descansar, recebe uma ligação no celular de um cliente desesperado porque está no check-in do resort e lá descobre que apesar da apresentação do voucher não há nada reservado no sistema? Sua primeira ação será ligar para seu fornecedor ou operador. Aquele mesmo operador que te dá prêmios em dinheiro pelas vendas que você indica. Mas aí vem o grande problema. O operador não atende nem a própria mãe aos domingos e não tem um suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana. Então o cliente pede para você ligar no resort e informar que ele pagou pelo serviço e precisa se hospedar.  Então eu pergunto: como? Como o agente de viagens vai resolver algo desta natureza se a pessoa que ele atendeu foi o cliente? Quem tratou da negociação com o resort foi o operador que está na praia com o celular desligado. Nada que o agente de viagens diga à recepção do hotel vai adiantar. Para todos os efeitos o agente de viagens não existe. E agora? O cliente vai dormir na rua?

Seguem algumas coisas a serem avaliadas na hora de indicar um operador ao seu cliente:
·        
      Serviço de atendimento ao cliente 24 horas por dia e 7 dias por semana:  Isso faz toda a diferença na hora do desespero, como um dia de domingo em apuros ou feriado;

·         O horário de funcionamento do operador deve ser compatível com o horário de funcionamento da agência de viagens: Não adianta sua agência funcionar das 08:00 as 19:00 se seu operador funciona das 08:00 as 17:00
·       
         Rapidez: Em um mundo onde todos os clientes têm internet em casa, a rapidez nas informações e serviços requerem o máximo de agilidade, nunca perdendo a boa qualidade.

·         Prefira sempre operadores associados à BRAZTOA ( Associação brasileira das operadoras de turismo ).

·    Preço baixo para oferecer ao cliente é ótimo, mas nada adianta se o serviço for deficiente. Às vezes a economia é irrelevante, valendo mais a pena indicar ao cliente um operador mais eficiente mesmo que custe um pouquinho mais caro.

·         Site para consultas, vendas e orçamentos on-line: Operadores que possuem serviço de atendimento on-line facilitam e muito a vida do agente de viagens. Assim a agência não terá altos custos com telefonia, podendo resolver quase tudo através do sistema, de forma rápida e segura.

·         Visite a operadora e observe se o número de atendentes disponíveis são suficientes para atender a demanda. Em uma imensa metrópole como São Paulo, uma operadora que só tem 2 ou 3 operadores trabalharão sobrecarregados, e estarão mais sujeitos a erros e atrasos nas suas solicitações.

·         Evite operadores freelancers.  Os freelanceres são operadores que trabalham de forma autônoma em casa. Enquanto estiver dando tudo certo ótimo, mas na hora dos problemas os freelancers nem sempre conseguem resolver os problemas devido a falta de estrutura e licença. Muitos freelancers são honestos mas já presenciei muitos casos de bandidos, que oferecem pacotes 50% mais baratos mas com um detalhe: viagem não incluída.

Deixo claro que não tenho absolutamente nada contra aos incentivos oferecido pelos nossos fornecedores. Mas esses não podem e nem devem ser os fatores primordiais para firmar uma parceria. A agência de viagens tem total responsabilidade pelos produtos fornecidos ao cliente. O cliente, na hora do imprevisto,  não vai querer saber quem é ou quem foi o operador. Para o cliente só existe você. É de você que ele vai cobrar providências urgentes, afinal foi à você quem ele confiou a vigem dos sonhos.
nome:viviane santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário